Feira de Matemática e Ciências do Colégio Piaget promove diversidade e conhecimento
Boas Práticas SFB tem o […]
2 de dezembro de 2025Boas Práticas SFB tem o […]
2 de dezembro de 2025Boas Práticas SFB tem o prazer de compartilhar com vocês um projeto apresentado pelo Colégio Piaget, nosso parceiro de Valente-BA. Coordenado pelos professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental das áreas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e da Natureza, o projeto foi desenvolvido para os alunos da Educação Infantil ao 3° ano do Ensino Médio.
Projeto: FEMACIP (Feira de Matemática e Ciências do Piaget)
Período de execução: De 03 de fevereiro a 05 de abril
Oferecer aos estudantes a oportunidade de desenvolver o senso crítico, compreender a dinâmica da construção e transmissão do conhecimento, ao passo em que estimula a aproximação entre os campos da Ciência, da Cultura, dos Direitos Humanos, da Comunicação e das novas tecnologias da informação.
Descrição:
A Feira de Matemática e Ciências do Colégio Piaget (FEMACIP) é um espaço de exposição científica, troca e intercâmbio cultural entre família e escola, orientado pelos docentes com o objetivo de estimular a criação e a estruturação da pesquisa científica na Educação Básica. As estratégias de ensino pautam-se na cooperação, para o fortalecimento de uma rede de pesquisadores juniores e seus orientadores.
Por meio da coordenação dos professores das áreas de Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, os alunos roteirizam o conhecimento acumulado sobre o tema do ano e revelam-se em suas múltiplas inteligências, garantindo uma avaliação que vai além do desempenho quantitativo.
A FEMACIP tem sua culminância com a apresentação dos projetos desenvolvidos pelos alunos (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) para toda a comunidade escolar.
Em cada turma, os alunos são subdivididos em grupos, realizam pesquisas sobre o tema geral escolhido, selecionam subtemas, idealizam e constroem protótipos que são expostos a toda comunidade escolar. Esta atividade faz parte do processo avaliativo dos alunos como nota parcial do primeiro bimestre.
O processo de autoconhecimento – que tem início quando nascemos e só termina no final da vida – é influenciado pela cultura, pelas pessoas com as quais convivemos e pelo ambiente. A escola, assim, desempenha um papel fundamental na construção da identidade e da autonomia de cada indivíduo. Sabendo disso, o Projeto Anual de 2025 trouxe o tema “Diferente sim, e daí?” para instigar a reflexão sobre o conhecer-se, o perceber-se, sobre as diferentes culturas. Vivemos num mundo diverso e precisamos entender que. mesmo com tantas diferenças, é preciso respeitar cada pessoa em sua maneira de ser, em seus pensamentos e em sua cultura.
Através de histórias, brincadeiras, textos, músicas, vivências, palestras e projetos estruturantes, podemos conduzir uma reflexão sobre essa diversidade para toda a comunidade escolar. Tudo isso nos permite embarcar num mundo onde as pessoas podem ser, pensar e agir de formas diferentes. Também é importante refletir sobre a complexidade dos termos “preconceito e bullying“, atitudes tão presentes atualmente e que tanto a escola quanto a família têm um papel fundamental na dissolução destes.
Perceber que o diferente é aquele que vê mais longe, que sente antes de todos e que, principalmente, mantém o passo mesmo quando todos caminham de outra forma, é um convite à valorização da diversidade se tamarchamos com passos diferentes, é porque ouvimos outro ritmo. E não há nada de errado nisso! Ainda bem! Já pensou em como seria chata e monótona a vida num mundo de coisas sempre iguais?
Por isso, não tenhamos medo de sermos diferentes. Mas, se mesmo assim alguém quiser te chatear, você já sabe a resposta: DIFERENTE SIM, E DAÍ?
A FEMACIP abre possibilidades de cidadania e de trabalho para aqueles que detêm esse conhecimento e esse saber fazer científico.