Educação Ambiental Infantil: Projeto Pequenos Guardiões do Planeta

Boas práticas SFB tem o […]

12 de setembro de 2025

Boas práticas SFB tem o prazer de compartilhar com vocês um projeto apresentado pelo Centro Educacional Santo Antônio (CESA), nosso parceiro de Caridade-CE, idealizado para a Educação Infantil e coordenado pela professora Quitéria Fabiana Mororo Borges.

 

Projeto: Pequenos Guardiões do Planeta

Período de execução: Semestral

 

 

Objetivo geral:

Sensibilizar as crianças sobre a importância de cuidar do meio ambiente desde os primeiros anos escolares;

Estimular a curiosidade e a observação do ambiente ao redor da escola e da comunidade;

Promover a consciência ecológica com atividades que envolvam reciclagem, reaproveitamento e preservação;

Integrar o tema meio ambiente ao cotidiano escolar de forma interdisciplinar e participativa.

 

Descrição:

O projeto Pequenos Guardiões do Planeta foi desenvolvido com os alunos da Educação Infantil, com o propósito de despertar desde cedo a consciência ecológica e o cuidado com a natureza, por meio de vivências significativas, concretas e adaptadas à faixa etária.

Antes da execução, a equipe docente realizou um planejamento coletivo e organizou os ambientes da escola com painéis informativos, espaços verdes e materiais recicláveis. Foram feitas rodas de conversa com as crianças para levantar saberes prévios sobre o que é o meio ambiente e como podemos cuidar dele. O projeto dialogou com o material didático SFB, principalmente com as unidades que abordam os elementos da natureza e os cuidados com o planeta.

Durante o projeto, os alunos participaram de diversas atividades práticas e lúdicas, como plantio de mudas, confecção de brinquedos com material reciclado, separação de resíduos em lixeiras coloridas, visitas aos espaços verdes da escola, dramatizações com personagens da natureza e músicas educativas. A culminância do projeto incluiu apresentações, danças e encenações com temas ambientais, reforçando o conteúdo aprendido de forma divertida e educativa.

Após a culminância, as ações continuaram no cotidiano escolar com a manutenção da horta escolar e das práticas de reciclagem. O projeto, com execução anual, desenvolveu habilidades cognitivas (como observação, comparação, nomeação de elementos da natureza) e socioemocionais (como empatia, cooperação, responsabilidade e valorização da vida). Houve também integração com outras atividades da escola, como datas comemorativas (Semana do Meio Ambiente, Dia da Árvore, Dia da Água) e projetos interdisciplinares.