Projeto Felpo Filva e alunos vão aos correios

Boas práticas SFB tem o […]

30 de julho de 2025

Boas práticas SFB tem o prazer de compartilhar com vocês um projeto apresentado pela Escola Internacional Nova Geração, nosso parceiro de Guarujá-SP, idealizado pela equipe do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental (Anos Iniciais, sob a coordenação das professoras Nathalia Oliveira e Edna Boaventura.

Projeto: Felpo Filva e alunos vão aos correios

Período de execução: 1º trimestre de 2025.

 

Objetivo geral:

• Proporcionar aos alunos do 2º e 3º ano uma experiência prática e significativa sobre o processo de comunicação escrita, por meio do gênero textual carta, valorizando sua função social e histórica.

 

Objetivos específicos:

• Compreender a função social da escrita como forma de comunicação entre pessoas, instituições e empresas.

• Reconhecer as características estruturais do gênero textual carta, como data, saudação, corpo do texto, despedida e assinatura.

• Desenvolver habilidades de leitura, escrita, interpretação e produção textual, em consonância com os campos de atuação propostos pela BNCC.

• Vivenciar, de maneira concreta, o percurso realizado por uma carta desde sua postagem até a entrega ao destinatário.

• Refletir sobre a importância dos serviços postais para a organização e funcionamento da sociedade.

• Ampliar o repertório cultural por meio da articulação entre teoria e prática, reforçando o conteúdo abordado em sala de aula.

• Estimular a construção do conhecimento de forma ativa, participativa e contextualizada.

 

Descrição:

O projeto “Felpo Filva e alunos vão aos correios” foi desenvolvido com os alunos do 2º e 3º ano, com o objetivo de explorar o gênero textual carta, valorizando sua função social e histórica. Alinhado ao volume 1 do SFB e ao paradidático “Felpo Filva”, de Eva Furnari, o projeto propôs uma abordagem prática e contextualizada do ensino da escrita.

A atividade incluiu momentos prévios de leitura e análise de cartas, produção textual orientada e, como ponto alto, uma visita técnica aos Correios, onde os alunos conheceram o percurso real de uma correspondência, desde a postagem até a entrega. Após a visita, os estudantes produziram novas cartas com base na experiência vivida, reforçando a intencionalidade da escrita.
Durante sua execução, foram desenvolvidas habilidades cognitivas (leitura, escrita, organização textual) e socioemocionais (empatia, expressão de sentimentos e pertencimento). Além disso, o projeto integrou-se a outras áreas do conhecimento, como História e Geografia, fortalecendo o aprendizado interdisciplinar e significativo.