FLIPE 2025: Ler para liderar – Feira de Literatura Paraíso da Emília

Boas práticas SFB tem o […]

18 de novembro de 2025

Boas práticas SFB tem o prazer de compartilhar com vocês um projeto apresentado pelo Colégio Monteiro Lobato, nosso parceiro de Belford Roxo-RJ, coordenado pela professora Roberta Areias e idealizado para as turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais.

Projeto: Feira de Literatura Paraíso da Emília (FLIPE)

Período de execução: 1º semestre do ano letivo

 

Objetivos gerais:

  • Incentivar o gosto pela leitura e pela literatura, promovendo a formação de leitores críticos e criativos.
  • Aproximar os estudantes do universo literário, valorizando autores, obras e contextos históricos e culturais.
  • Estimular a imaginação, a criatividade e a expressão artística por meio do contato com diferentes gêneros literários.

Descrição:

TEMA CENTRAL DA FLIPE 2025: Ler para liderar: palavras que transformam o mundo.

A FLIPE – Feira de Literatura Paraíso da Emília é um projeto desenvolvido ao longo de todo o 1º semestre letivo, encerrando-se com apresentações no início do 2º semestre. A cada edição, os alunos são convidados a mergulhar no universo literário de diferentes obras, explorando suas histórias, contextos e significados. Para isso, utilizamos como fio condutor a linguagem dos 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, integrando valores de liderança, protagonismo e responsabilidade em cada etapa do trabalho.

Durante o processo de elaboração, foram realizadas diversas atividades pedagógicas e criativas, sempre voltadas ao tema central: o protagonismo do aluno e suas lideranças. O objetivo principal é desenvolver o hábito e o gosto pela leitura, estimulando a imaginação, a criatividade e a formação de leitores críticos.

O projeto é aberto a toda a comunidade escolar, envolvendo alunos, famílias e professores em uma experiência coletiva. Além de promover o encantamento pelo mundo literário, a FLIPE também foi adotada como critério avaliativo (P1 do 1º bimestre) na disciplina de Linguagens. Dentro das áreas do conhecimento, destacam-se contribuições importantes:

  • No campo socioemocional;
  • No SFB, com as turmas do 8º Ano, que aprofundaram discussões sobre a obra Frankenstein;
  • Além das participações da Língua Inglesa e das Ciências da Natureza, que enriqueceram ainda mais o projeto.

Um dos pontos altos da FLIPE é a autonomia dos alunos: eles são responsáveis por organizar as tendas, preparar os trabalhos e conduzir as apresentações, assumindo papéis de liderança e protagonismo em todas as etapas. Assim, a feira se consolida não apenas como um evento literário, mas também como um espaço de conhecimento, criatividade e integração escolar.