Mostra Cultural: O Futuro da Tecnologia na Educação | Colégio Manoel Lôbo

Boas práticas SFB tem o […]

23 de setembro de 2025

Boas práticas SFB tem o prazer de compartilhar com vocês um projeto apresentado pelo Colégio Manoel Lôbo, nosso parceiro de Iguaí-BA, idealizado por todos os professores da instituição para toda a comunidade escolar.

Projeto: XXXII Mostra Cultural – O Futuro das Coisas
Período de execução: Agosto de 2025

 

Objetivo geral:

• O projeto “O Futuro das Coisas” tem como objetivo capacitar os alunos a desenvolverem uma visão crítica e proativa sobre as transformações tecnológicas, incentivando-os a atuar como protagonistas na construção de uma sociedade mais consciente e responsável. Para ir além da simples exposição de conceitos, o projeto irá promover a reflexão sobre o impacto social, ético e ambiental das inovações.

Descrição:
O Colégio Manoel Lôbo apresenta o projeto “O Futuro das Coisas”, um evento que convida a todos a uma profunda reflexão sobre as transformações que já moldam o nosso amanhã. Em uma era de avanços tecnológicos acelerados, o futuro não é algo distante, mas um processo contínuo que acontece agora, impulsionado pela internet, inteligência artificial e automação.

O evento explorou como a tecnologia está redefinindo o nosso modo de viver, trabalhar e nos relacionar. Não se trata apenas de prever tendências, mas de entender nosso papel ativo na construção do futuro, examinando os impactos positivos e os desafios que surgem com essas inovações. A iniciativa buscou desenvolver um olhar crítico e consciente sobre a tecnologia, incentivando a tomada de decisões mais responsáveis e a busca por um mundo mais justo, sustentável e eficiente.

Inspirado nas palavras de grandes pensadores, como Steve Jobs e Alvin Toffler, o projeto destacou a importância de compreender o presente para se preparar para o que está por vir. Junte-se a nós nesta jornada para explorar como o futuro das coisas já é uma realidade, e como podemos ser os protagonistas dessa incrível transformação.

Para concretizar essa meta, o planejamento se baseou em três etapas. Primeiro, os alunos realizaram uma exploração crítica dos temas, analisando conceitos como internet, inteligência artificial e automação, e identificando os impactos positivos e negativos dessas tecnologias no cotidiano, no trabalho e na sociedade.

Em seguida, o conhecimento teórico se transformou em prática por meio da produção de conhecimento. Os alunos desenvolveram projetos que foram apresentados em um concorrido seminário para aplicar os conceitos estudados e “construir o futuro” de forma tangível.
Por fim, a culminância do projeto foi uma grande celebração na qual a análise crítica e as descobertas dos alunos foram apresentadas de forma artística e envolvente. O ápice do evento foi uma exposição interativa que uniu a dança e o teatro, permitindo que os alunos expressem suas reflexões de maneira única.